11/12/2019

O Jornal Mídia Kit Anuncie Edição Digital Fale Conosco  

11/12/2019

No Congresso FACESP Ministra Damares pede ajuda aos empresários para combater violência contra mulheres e jovens

Publicado em 07/11/2019

O encontro foi organizado por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associaç

A ministra dos Direitos Humanos, Família e Mulheres, Damares Alves, marcou presença no dia 31/10, no 19º Congresso da FACESP, em Atibaia, durante o painel que tratou 'A importância da mulher na política'. O encontro foi organizado por Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado (FACESP).

 Na avaliação da ministra, nunca se falou tanto de Direitos Humanos no Brasil. "O maior dos direitos humanos é a defesa a vida. O Brasil é o quinto maior País do mundo que mata mulheres, mas temos uma legislação importante – temos a Lei Maria da Penha. Os números de violência contra mulheres são maiores do que se imaginam. Temos o desafio de proteger essas mulheres. Há agressões que não estão nos dados oficiais, além de preocupante, devem também ser levadas em conta pela sociedade".

Nunca a criança foi tão atacada no Brasil como hoje. "Ganhamos o título como um dos piores países da América do Sul para as meninas. Uma a cada três meninas poderá ser abusada sexualmente. O estupro de crianças tem crescido e defende-las é um dever não só da nação. É um dever de todos nós. Temos que fazer uma união de forças para resolver esse problema. É preciso colocar o coração nas políticas públicas para resolver esse impasse. Venham conosco. O Ministério de Direitos Humanos trabalhará diuturnamente para resolver esse problema", conclamou a ministra.

Ela recomendou ainda que é preciso rever políticas ligadas ao processo de seleção do Enem, que implica que estudantes se matricularem em universidades muitas vezes localizadas fora dos seus Estados. "Precisamos aprimorar e melhorar esses processos. Rever políticas que melhorem oportunidades, a relação e a convivência com as famílias", ponderou.

Uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, segundo Damares, visa prevenir o suicídio e automutilação em todas as faixas, especialmente crianças, adolescentes e jovens. "Esse assunto sempre foi tratado como tabu. Há estupros de bebê. Nós estamos diante de uma tragédia e teremos coragem de falar e combater isso. O nosso comprometimento é com a família e, com ajuda de todas as pessoas de bem. Precisamos melhorar essa nação. Vamos conseguir e o mundo ainda vai olhar para nós e dizer: eles conseguiram! O governo e os empresários unidos conseguirão mudar esse cenário e essa nação. Essa é a nossa grande batalha", finalizou Damares.

Os jovens empreendedores e a Associação Comercial 4.0

Empreendedorismo, tecnologia e inovação. É dessa forma que os jovens empreendedores têm promovido a renovação na centenária Associação Comercial de São Paulo (ACSP), transformando-a numa "Associação Comercial 4.0".

Esse, aliás, foi o tema da palestra comandada por Alessandra Ferreira de Andrade, VP de relações com a juventude e inovação da ACSP e gestora do FAAP Business Hub no segundo dia do 19º Congresso da Facesp.

Alessandra, que abriu sua fala com uma provocação aos presentes, citando o famoso romance Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado, lembrou de uma época em que as associações comerciais tinham a mesma importância do prefeito em uma cidade, reforçou a importância de mudar o mindset, individual ou em grupo, para transformar.

"Temos que sair da 'Síndrome de Gabriela' - do eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim - por que agora nós trazemos as principais referências para a economia, e com foco em resultados", disse. "Empreendemos para criar tecnologias que exponencializem os negócios, usando a inovação e o inconformismo como forma de mudança".

Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC)

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), durante o 19º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), empossou seu novo conselho diretivo para o biênio 2019/2021. O CMEC atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações que promovem e incentivam, de forma estratégica e sustentável, a educação empreendedora entre as mulheres, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais, culturais e de fomento da economia local.

Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC da ACSP e da FACESP, que, por mais de 30 anos, atuou no desenvolvimento e execução de projetos de Cultura do Senado Federal, comandou a posse do novo conselho. A frente do CMEC, Ana desenvolve atividades no Conselho em direção ao crescimento do empreendedorismo feminino. “Os conselhos visam a promoção de mudanças fundamentais e essências para o estabelecimento de políticas voltadas para os interesses de mulheres empresárias, executivas e profissionais liberais no Estado de São Paulo", ressalta.

Café da manhã na Associação Comercial

No dia (29/10) a Associação Comercial de São Paulo Distrital Centro-Sul, ofereceu a comerciantes locais um café da manhã com direito a apresentações e muita divulgação, além disso, comentaram dos benéficos em associar-se e desfrutar dos direitos de associado.

Na oportunidade a coach e diretora vice-presidente da Distrital Sul Patrícia Atuí propôs uma dinâmica entre os comerciantes presentes; que consistia em formar duplas e apresentar a empresa de seu então par, assim tornando a dinâmica mais animada.  A atividade se estendeu até às 12h e aproximou empresários de diferentes vertentes do comércio local, além de receber novos integrantes como associados.

Palestra

A Distrital Centro Sul da continuidade aos seus eventos e desta vez será a palestra de André Tadeu, que além de palestrante tem em seu currículo o titulo de roteirista, ator e produtor de training shows (palestras performáticas). Ator dos livros “Que tipo de Líder é Você na empresa?”, “O Drama da Liderança”, “51 Doses de motivação em Vendas” e “Hábitos das Pessoas Mais Felizes” .

O evento é gratuito, necessário fazer a inscrição porque as vagas são limitadas.

ACSP - Distrital Centro Sul

Lideranças em tempos de Rápidas Mudanças Modelando a Visão e o Comportamento para os Desafios e Oportunidades da Próxima Década.

Horário: 19h30 às 21h30

Av. Santa Catarina, 641 - Informações: 3180-3818

FECHAR

 
Divulgue sua empresa